sexta-feira, 10 de abril de 2009

Samia Gamal - *Uma estrela *Uma Diva



Em 1924 em uma pequena cidade egípcia chamada Wana, nascia “Zainab Ibrahim Mahfuz”. Transferida para o Cairo, ainda criança aprendeu a dançar e começou a se apresentar nas festas da família. Ainda jovem conheceu Badia Masabni, que a convidou para fazer parte de sua Cia de dança, e então a joven Zainab passou a chamar-se “Samya Gamal”. Samya era uma apaixonada pela arte da dança, e para aprimorar sua técnica estudou vários estilos diferentes de dança e os incorporou às suas performances, onde se destaca o ballet e as danças latinas. Foi pioneira no uso do véu e foi a 1° bailarina a dançar de salto. Em 1949 Samya foi proclamada “Bailarina Nacional do Egito” pelo rei Farouk. Neste mesmo ano Samya conhece o famoso cantor “Fareed El Atrash” com quem teve um lindo romance. Samya estrelou diversos filmes no Egito, Estados Unidos e França, onde se destacam os filmes “Ali Babá e os 40 ladrões” e vários filmes que estrelou ao lado de Fareed. Samya dançou em muitos países e sempre encantava a todos com sua graciosidade e leveza ao dançar. No dia 1° de dezembro de 1994 na cidade do Cairo, a chama de Samya Gamal se apaga. Mas até hoje ela é considerada como a maior bailarina de dança oriental árabe de todos os tempos, devido à sua enorme contribuição para que esta dança fosse elevada ao nível de “Arte”. Samya foi, é e sempre será uma Estrela... Uma Diva...



Este é o texto que eu escrevi para ser lido pelo locutor no MP se eu tivesse sido classificada para a final... é tinha tudo isso...tinha que fazer um texto sobre a dança e a vida da Samya Gamal... tudo isso estava no edital...






Meus Vídeos prediletos e os que mais estudei para o MP são estes:



















Este me fez chorar... gostei tanto que mandei um email para quem produziu o vídeo, Gamal Mito, ele é do Egito, e ficou tão surpreso e feliz com meu comentário que me mandou de presente esta música... é... e agora ela é parte do meu repertório de apresentações.














Neste vídeo está bem clara a influência espanhola na dança da Samya:







Vejam a inovação... isso era muito moderno na época, ninguém fazia isso com véu... para mim, ainda hoje é autêntico... E que música maravilhosa!!!










Adorooo esta música... tinha escolhido ela para dançar se fosse para a final do concurso, mas depois encontrei outra música que a Samya dançava e acabei trocando, aliás eu faço muito isso, trocar de música poucos dias antes de uma apresentação, coisa de bailarina doida neh...rsrs..











Outra inovação... Uma das primeiras apresentações no modelo "Coreografia", criação de Samya... ela é a do meio ao fundo na esquerda do vídeo...







Este é o vídeo da minha apresentação no MP 2009, o maior evento de Dança do Ventre do mundo.


Depois de muita batalha, muito esforço e dedicação, eu fui!!! 

24 hs de onibus... eu sozinha em SP... 

Mas cheguei lá... mais uma meta alcançada. 

Bem, no edital do concurso dizia que as candidatas tinham que dançar o clássico, baseadas e inspiradas em "Samya Gamal" famosa bailarina da era de ouro. Então eu fui estudar e aprender o que era esta tal "Era de Ouro". 

Isso incluía o estilo de roupa, acessórios, cabelo, maquiagem, e principalmente o estilo de dançar, a candidata deveria mostrar a "Essência da dança de Samya", pelo menos assim estava escrito no edital do concurso.

Como não vi ninguém dançando ao estilo clássico Samya, nem solo, duo, nem trios ou grupos que se apresentaram, não vi nada de dança conforme pedia o edital deste concurso, obviamente fiquei confusa!

Será que eu entendi errado.. é para dançar clássico moderno e imitar a argentina Saida e só estilo Samya na Final da competição??? 

Bem, pensei comigo mesma: vou dançar ao meu estilo e inspirada em Samya, conforme orientava o edital, nem fiz o movimento mais característico da Samya que é aquele de subir os braços cruzados e abrir na diagonal que eu levei horasss e horaaasss estudando até aprender a fazer.

E eu aprendi!

Aliás, nenhuma concorrente que estava na final fez...rsrs.. mas tudo bem.

Durante minha apresentação fiz muitos movimentos de saia que a Samya adorava, movimentos de fusão com o balé clássico, que ela foi uma das precursoras a utilizar, movimentos de braços e mãos que lembram a dança espanhola que Samya amava, poucos tremidos que quase não se via na dança dela, pois a ênfase era nos movimentos  ondulatórios.

Tudo muito leve, suave e delicado. Como não tinha ninguém comigo pedi para uma colega concorrente no concurso filmar minha apresentação, ela estava nos bastidores, por isso a imagem não está de um bom angulo, mas eu agradeço de coração à esta amada, se não fosse ela eu não teria nenhuma recordação da minha participação no evento e depois de tanto esforço para estar lá.

É, vida de bailarina é isso mesmo!

Foram centenas de horas de estudo, leitura e busca de vídeos no youtube, aiii que dor nas costas..rsrs ..


Mas, apesar de toda a dedicação e de "não ter ganhado premiação" acho que ganhei foi é muito!

Tendo que estudar a vida e a dança da Samya, como preparação para o concurso, eu enriqueci muito minha dança e agora compreendo ainda melhor o que realmente é dançar com arte, delicadeza, sutileza, leveza e amor...

Compreendi o que é de fato a Dança do Ventre, quais as nossas origens, quem eram as bailarinas (mulheres de luz e amor) que trilharam os caminhos que levaram a DV se tornar a arte que tanto amamos.



E você, o que sabe sobre a GOLDEN AGE?

Quer conhecer as Divas eternas da Dança do Ventre?


Entre em contato e terei o prazer em compartilhar com você um e-book que escrevi falando sobre este momento mágico da história da nossa arte.












Com amor
Janahina Borges