quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Suheir Zaki

Suheir Zeki 

Uma grande bailarina, Diva eterna no Egito.


Particularmente nunca consegui me identificar com o estilo de dançar de Zuheir Zaki,
não gosto das roupas que ela usava, acho muito pelada e detesto aquele cinturão que parece uma calcinha!

Mas,
gostar é uma coisa, não reconhecer a técnica e importância de uma bailarina é outra coisa.

Zuheir é uma bailarina lendária,
ainda viva, até a data desta publicação. (2009)

Creio que a época em que ela estava se firmando como uma estrela da dança foi um período bem turbulento no mundo artístico egípcio, basta ver a expressão facial desta bailarina e você constatará, assim como eu, que o visual do figurino com o corpo tão à mostra, é polêmico até para os dias de hoje, nota-se claramente que ela deveria estar sendo induzida a se vestir daquela maneira. Esta é minha teoria! Creio firmemente nela, baseada em meus estudos de muitos anos sobre dezenas de bailarinas desde a Era de Ouro da Dança do Ventre ou GOLDEN AGE of Bellydance.

A evolução dos figurinos foi muito estranha, principalmente porque mostrar o corpo não faz parte da cultura egípcia urbana na civilização moderna.

Muito provavelmente o (a) diretor (a) artístico - produtor - empresário de Zuheir Zaki a convenceu de que usar aqueles figurinos faria dela uma estrela, e junto com a técnica fez mesmo.


Vamos assistir alguns vídeos?






É disso que eu to falando... 
tah certo...é segunda pele...deve ser só um tecido que parece ser transparente para dar a impressão de que a bailarina está mostrando mesmo o corpo, mas no fundo não está. Ou srá que é um tecido quase transparente mesmo?

Assista com atenção, em 4:32min no vídeo, de costas,  parece que é a polpa da bunda aparecendo, por favor né gente... Cruel!

Sendo ou não verdadeira a transparência, creio que o fato de parecer já é bem chato, uma bailarina com tanta qualidade não necessitava usar um artifício como este para chamar a atenção ao seu trabalho com a dança.

Acho que como ela dançava com aquela cara de santinha o povo lá relevava,

rsrs...







Bem

INDEPENDENTEMENTE...

de estilo, e...

FIGURINOS à PARTE...

gosto muito da expressão facial dela ao dançar,
ela tem um shimi maraaavilhosooo, criado por ela.

 Hoje encontrei um video dela que eu achei muito legal,
já vi outros mas nunca tinha gostado, 
esse eu gostei muito e
resolvi dividir aqui com vcs.





PS: Este figurino está muito lindo!   :)



É certo que Zoheir zaki é uma super star!

Gosto é gosto,
respeito muito sim a bailarina que ela foi e ainda é, em nossa jornada de anos de estudo,
tudo se torna uma questão de afinidade mesmo.

Apesar de nos identificar ou não com certa bailarina, para nos tornarmos bailarinas completas devemos sim estudar todos os estilos, você também certamente não se identifica com alguma bailarina que é considerada pela grande maior parte das pessoas como uma super estrela, não é?

Todos as eras da dança do ventre e aí então escolher o estilo de dançar que nos representa, que toca nossa alma e nos faz sentir flutuando enquanto dançamos.






Com amor,
Janahina Borges