quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tabla Solo - Mona Said

Procurando por um conteúdo de estudo na internet sem querer acabei encontrando outro e foi uma surpresa maravilhosa, pois eu buscava pela tradução de uma música e encontrei um vídeo da bailarina MONA SAID dançando um solo de tabla, ou derbak como se fala mais aqui no Brasil, e gente este vídeo é simplesmente de tirar o fôlego!!!


Na verdade das Divas dos velhos tempos a Mona é uma das que eu menos estudei até alguns meses atrás quando assisti um vídeo que me emocionou muito e desde então passei meu estudo da dança desta bailarina do nível básico para um estudo aprofundado e tenho me surpreendido muito com tudo o que ví até agora.

Hoje mesmo eu postei um comentário no meu facebook sobre a polêmica de utilizar ou não influência e passos de balé na dança oriental, sobre a dança de Divas como a Tahya Carioca e Samya Gamal que utilizam o balé e até passos e deslocamentos de danças espanholas, portanto nem mesmo elas que são consideradas como referência em dança tradicional apresentavam uma dança oriental pura sem influência de outras danças. Neste vídeo do solo de derbak da Mona são utilizados instrumentos não convencionais e a Mona Said também utiliza muitos passos que não são comuns na dança oriental tradicional, ela utiliza muitos movimentos que me pareceram apenas improviso de momento ou simplesmente a emoção dela durante a dança que prende a atenção do início ao fim e olha que o vídeo tem 8:29!!! Eu notei vários movimentos com uma pitada de dança afro e achei o máximo, totalmente vibrante, energético, contagiante, e o figurino também é um capítulo à parte. Uma coisa é certa, gostando ou não gostando do estilo dela, a técnica, musicalidade e presença cênica de Mona el Said são indiscutíveis.

Então para quem curte um estudo de bailarinas de alta qualidade e expressivas até o último fio de cabelo, compartilho aqui o vídeo com vcs:



Espero que este vídeo traga novos horizontes a vcs tanto quanto trouxe a mim!!!

:)