sexta-feira, 27 de junho de 2008

Quem sou eu...


" A arte da Dança do Ventre é tão antiga quanto a humanidade, atravessou diferentes povos e civilizações.
Sobreviveu às guerras e ao preconceito.
Enquanto a raça humana existir haverá a celebração à vida, haverá a música, o canto, haverá a dança..."



Trecho extraído do Livro: 
Dança do Ventre, Ciência e Arte
de Patrícia Bencardini


Janahina Borges

Começou seus estudos em dança com o balé clássico e dança contemporânea no grupo de dança da Escola Técnica Federal de Pelotas em 1994, tendo como professores os bailarinos Pedro Sanches & Ronaldo Luiz Caramão Garcia, bailarinos que inspiraram sua postura na dança. 
Em 1996 começou a estudar a Dança Flamenca com a renomada bailarina e coreógrafa Janaína Jorge, profissional premiada em todos os maiores concursos de dança do país.
Em 1998 iniciou seus estudos em Dança do Ventre em Porto Alegre com a bailarina internacional Igah Hamaad.
Em 2002 inicia seus estudos na cidade de Pelotas, sempre encantada com a Dança Oriental. Em janeiro de 2004 se torna mãe pela 1º vez.
 Em 2007 decide se dedicar profissionalmente à arte da Dança do Ventre e desde então tem estudado a fundo a dança, a cultura e o folclore árabe, participando de cursos de aprofundamento técnico com as mais renomadas bailarinas da atualidade.
 Em 2008 iniciou sua jornada como professora, ensinando e divulgando a arte da Dança do Ventre nas cidades de Arroio Grande e Pelotas.
                                No ano de 2009 Janahina Borges cria sua própria escola de dança, o Studio de Dança Janahina Borges, chamado carinhosamente pelas alunas de Família SDJB.  Um sonho que se tornava Realidade, a primeira e única escola de dança em Pelotas especializada em Dança Oriental Árabe, onde as alunas encontram um espaço totalmente dedicado a valorização da mulher e do sagrado feminino. Um local aconchegante onde as alunas poderiam aprender a Arte da Dança do Ventre com total Privacidade e com um atendimento personalizado com uma professora altamente qualificada e que valoriza muito a evolução das alunas não só na dança, mas também a mulher como um todo.
                                Nas aulas são trabalhados corpo e mente, são abordados temas como feminilidade, sensualidade e auto-estima.  
                          Em abril de 2010 pela grande procura de pessoas para fazerem aulas de dança especificamente com ela, a bailarina iniciou um trabalho profissional com a Dança de Salão, trabalho este que vem lhe trazendo muitas alegrias e satisfação ao ver quantos benefícios esta dança pode proporcionar para todas as pessoas que a procuram, principalmente casais que buscam uma dança especial em seu casamento e não apenas dançar a valsa clássica. Desenvolve um trabalho inovador em Pelotas ensinando a dança e criando coreografias personalizadas para cada casal realizar seu sonho.
 Janahina Borges desenvolve um trabalho diferenciado em suas aulas de dança, no sentido de proporcionar às alunas alegria, bem estar, saúde física e mental, não tendo a preocupação em formar apenas bailarinas profissionais, mas sim pessoas felizes e de bem com a vida.


Currículo de suas apresentações:
Em novembro 2007 participou do 1° Festival de danças da escola Kalila Templo de Dança, na cidade de Arroio Grande.
Em março de 2008 se apresentou no evento de comemoração do 1° ano da escola Kalila.
 Em junho de 2008, participou do 6° Dança Bagé, um dos maiores eventos de dança do RS, sendo premiada com o 3° lugar na categoria solo adulto.
Em setembro de 2008 participou como bailarina convidada do Festival de Dança do Ventre da cidade de Rio Grande, a convite da bailarina Cláudia Bittencourt, onde se apresentou com a orquestra Noites do Oriente.
Em novembro de 2008, participou do Programa de Daiana Rios, na TV Mar, ao vivo, onde concedeu uma entrevistada falando sobre os benefícios da Dança do Ventre e sobre seu trabalho diferenciado no ensino desta arte.  Participou também como bailarina convidada da 1° Mostra Regional de Dança, promovida pela academia Camerini, na cidade de Arroio Grande, onde se apresentou com o percussionista Davi Batuka, levando pela primeira vez à cidade a música árabe ao vivo.
Em abril de 2009 participou do MERCADO PERSA, maior evento de Dança Oriental Árabe do Brasil, onde se reúnem bailarinas de todo o país e também bailarinas internacionais.
Em junho de 2009 participou do 4° Encontro Intermunicipal de Danças na cidade de Rio Grande.
Em agosto de 2009 realizou curso de aprofundamento técnico com Lulu Sabongi, pioneira na Dança do Ventre no Brasil, umas das melhores bailarinas do Brasil e Mestra Internacional.
Em outubro de 2009 participou como bailarina convidada do Mega Evento de Dança do Ventre na cidade de Guaporé RS, onde se apresentou com a orquestra árabe de Sami Bordokan. Também em outubro de 2009 participou como bailarina convidada da V Mostra de Dança alusiva ao dia da criança promovida pela Associação de Dança de Pelotas.
Em novembro de 2009 participou do XI Festival de Dança do Ventre do RS na cidade de Porto Alegre.
Em dezembro de 2009 participou como bailarina convidada juntamente com suas alunas da 1º Mostra Coreográfica Pelotas em Dança realizada no Teatro sete de abril.
Em janeiro de 2010 promoveu a 1º Noite Árabe no Restaurante Dom da Palavra, em Pelotas, onde se apresentou interpretando clássicos da música árabe.
                                   Em maio de 2010 foi convidada para participar do World Bellydance Day, o Dia Internacional da Dança do Ventre, evento criado pela bailarina Lydia Tzigane de  Dubai, um evento voltado para a valorização e divulgação da Dança do Ventre em todo o mundo, unindo professoras, bailarinas e admiradoras desta arte milenar. Durante o dia comemorativo promoveu oficinas de dança e um show beneficente à noite, onde foram arrecadados alimentos que foram doados à associação de pessoas com câncer de Pelotas, onde também ministrou oficina de dança para mulheres e meninas que estavam em tratamento contra a doença.
Em junho de 2010 participou do 7º Dança Bagé, sendo premiada em quatro coreografias, nas categorias grupo infantil, grupo adulto e solo adulto. Também em junho participou como bailarina convidada do evento Noite da Amizade promovido pela escola Templo do Oriente, a convite de Brysa Mahaila, onde se apresentou para uma platéia com a presença ilustre de Lulu Sabongi.
Em agosto de 2010 foi convidada para participar da 3º Conferência Brasileira de Danças que se realizou na cidade de Porto Alegre.
Em outubro de 2010, com cinco meses gestação, se apresentou na Mostra de Dança anual da Associação de Dança de Pelotas, emocionando a platéia, com a coreografia “Vida”. Também em outubro participou do Espetáculo de Dança Celebração, promovido pelo Núcleo Místika, na cidade de Rio Grande e participou da programação cultural da Feira do Livro de Pelotas.
Em abril de 2011 participou do show Arabian Nights  ao lado da bailarina internacional Alessandra Forte, evento promovido por Marina Miranda.
                                    Em maio de 2011 promoveu novamente o evento World Bellydance Day, ficando pelo segundo ano consecutivo na página principal do site internacional, ao lado de países como Canadá, Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Finlândia, Grécia, Holanda, África do Sul, Coréia do Sul.
                                 Em julho de 2011participou da noite de gala no show de abertura do evento internacional de Dança do Ventre Glam Luxor, onde também realizou cursos de especialização com a mestra egípcia Raqia Hassan.
Em outubro de 2011 participou do XIII Festival de Dança do Ventre do RS onde foi premiada em três coreografias, obtendo 2º lugar na categoria grupo idade livre, 2º lugar na categoria melhor idade e também 0 2º lugar no solo adulto sênior. 
Em maio de 2012 promoveu pelo terceiro ano consecutivo e com muito sucesso o evento internacional World Bellydance Day, o Dia Internacional da Dança do Ventre, onde promoveu um dia inteiro de celebração à Dança Oriental com as seguintes atividades:
Realização de 8 oficinas de dança abertas a comunidade.
Espetáculo Beneficente com apresentação de 32 coreografias.
Mais de 80 bailarinas participaram do Espetáculo Beneficente.
Mais de 20 escolas de dança participaram do evento.
Mais de meia tonelada de alimentos arrecadados e doados a instituição CASA VIDA.
Em julho de 2012 participou do congresso internacional de Dança Oriental  Mosaico Brasil Egito, na cidade de São Paulo, onde participou de diversos cursos de especialização com os professores  Gamal Seif e Khaled Seif, vindos do Egito, aperfeiçoando sua dança e dua didática como professora e também como coreógrafa.

Em setembro de 2012 participou do CAMPEONATO BRASILEIRO e SULAMERICANO de DANÇAS ÁRABES realizado na cidade de Porto Alegre, sendo classificada em 1º Lugar como campeã brasileira e sulamericana na categoria SOLO PROFISSIONAL MASTER, recebendo 3 premiações, duas em Dança Oriental Clássica e uma em Dança Oriental Folclórica. 



Mais informações e contatos podem ser obtidos através de:
Tel. (53) 8404.9140




Nenhum comentário:

Postar um comentário