domingo, 23 de agosto de 2009

Improviso ou Coreografia???

Li sobre "Improviso" em outro Blog de minha amiga virtual e depois de terminar de digitar meu comentário vi que tinha se tornado praticamente um post ... então achei legal  editar a mim mesma e postar aqui em meu blog para compartilhar meus devaneios com vocês também...







IMPROVISO ou COREOGRAFIA


Bem...
Eu danço improviso diretoooo, já tentei me coreografar, mas na hora quando a música começa...Minha alma entra em movimento! E as vezes faço uns movimentos que na hora me parecem péssimosss e muuuito esquisitos...kkk ... Fico me martirizando por algum tempo, mas depois não me aguento de curiosidade e vou ver o vídeo, e quando olho o vídeo e vejo que não foi tão horrível quanto me pareceu executando o movimento é um alívio enormeee! Quem nunca passou por isso??? Né....todas nós passamos, e isso é muito engraçado mesmo... 

Uma vez conversando com uma conhecida que é bailarina e professora ela me disse uma frase mais ou menos assim: EU ME CONCENTRO NA COREOGRAFIA! SE EU OUVIR A MÚSICA AÍ JÁ ERA...ERRO TUDO...ME PERCO E NÃO DANÇO NEM A COREOGRAFIA NEM NADA...

Oiiii !!!!!! Como assim????  ... aquilo me deixou encafifada sabe...rsrs...


Pois ela era uma bailarina com "curso de formação profissionalizante" algo que esta na moda hoje em dia néh, mas naquela época ainda era meio que novidade, era caro, eu por exemplo não tinha curso de formação, eu não podia pagar por um curso deste tipo naquela época ( ano de 2008) ... e aí .....eu pensei: como uma pessoa com tanta experiência em apresentações, concursos e tal , formada por uma professora que era considerada a bambambam do RS pode me dizer algo assim... Criaturaaaa... Que formação foi essa ?!?


Gente, música é para se ouvir, interpretar e dançar não é???


Em minha primeira participação em concurso com a dança do ventre, que era também apenas minha 2° apresentação de dança do ventre em público eu fui premiada em 3º lugar, apenas 9 meses depois que iniciei meus estudos para me tornar uma bailarina profissional e decidi que minha vida seria dedicada à dança!!!  

Gente, só os comentários dos jurados que eu recebi já foram a gloria pra mim, pois tudo o que dizia que eu tinha que melhorar eu já sabia que tinha que melhorar, sabia desde que terminei a apresentação foi improviso! 

Isso foi o máximo, pensem no nervosismo que foi para mim esta apresentação e mesmo assim eu fui titulada... meu trabalho valeu a pena ...todo o esforço e dedicação à dança valeram a pena... Milhões de horas que eu ouvi e estudei a música... 

Sim, eu criei uma coreografia, ensaiei muitooo, mas na hora não rolou! Como até hoje nunca rolou nada 100% como eu ensaiei, não dá, não consigo. Sabem porque??? Porque eu escuto a música, me deixo levar por ela, eu faço leitura musical, canto a música com meu corpo, transmito a alegria e o prazer que esta música causa em mim.

Creio que isso é dançar né????

Como é possível dançar sem ouvir a música??? Fala sério né...


Estilo egípcio
Quando eu vi pela primeira vez uma apresentação da Randa Kamel eu pensei: meooodeos! é isso que eu quero pra mim! dançar assim, com esta liberdade, com esta expressão, esta emoção... e cada dia mais eu percebo que isto só pode acontecer quando a gente dança livre de coreografia do início ao fim da música...

A grande Diva Lulu chama isso de improvisação dirigida, você marca certas partes ou momentos da música com algo muito legal com movimentos que você curte e faz muito bem, mas de resto deixa a emoção fluir... eu amooo issooo e sou prova de que dá certo sim... funciona!!! Eu sofria muito, sofri por alguns anos, me sentia deslocada de quase tudo que eu via à minha volta, eu nunca fui como as profes que conhecia na minha região, quando eu ví e ouvi da boca de uma grande Mestra que isso que eu fazia e faço tem fundamento me senti a pessoa mais feliz do mundo. Uma sensação de liberdade indescritível...

A dificuldade maior em dançar improvisado é se mostrar por completa, se doar ao público, se entregar inteira, metaforicamente falando é como nos despir para todos que estão nos assistindo, você mostra seu interior, sua emoção e esta é a maior dificuldade, a gente pensa que vai pagar mico ou coisas deste tipo.



Minhas minhas "Bellyfriends" 
O X da questão é o seguinte, ao dançar você tem duas opções:



Opção 1 - Você quer apresentar uma dança coreografa do início ao fim, correndo o risco de errar sua própria dança, mas impressionar as pessoas que te assistem com movimentos complexos e tecnicamente perfeitos e obter aquele "uau como ela faz isso" do seu público e encerrar sua apresentação tranquila porque você fez tudo perfeitinho.

Ou...


Opção 2 - Você quer emocionar as pessoas que te assistem, fazendo elas viajarem na música cantada por seu corpo, promovendo uma conexão com o público ao ponto de eles terem a impressão que a música flui de você, mas correndo o risco de utilizar movimentos mais básicos, correndo o risco de ser achacada (pelas costas) por suas coleguinhas de profissão que podem chamar sua dança de simples, masss... fazendo da leitura musical e da interpretação da música o seu grande diferencial.



Bueno,
Esta é a minha visão, meus conceitos, adquiridos após mais de 20 anos de dança na minha vida, e quase 10 anos como professora e coreógrafa (Na data deste post).

Se você escolheu a opção número 2, o caminho é o do improviso, sua dança sempreee será uma surpresa até para você mesma, cada vez que você dançar, mesmo que seja a mesma música, sempre apresentará algo novo, diferente, emocionante, inesquecível.




Para quem não curte a vibe do improviso:


IMPROVISE!
Solta a franga geral - Se joga amigaaa...
#prontofalei



Você não vai se arrepender, principalmente quando tiver adquirido a consciência de que:

Em primeiro lugar nós dançamos para nós mesmas, depois para o público.

Não devemos nos preocupar com que outras bailarinas ou professoras irão pensar da nossa dança.

Devemos nos manter fiéis à nossa essência, lembrar do "por que entramos no mundo da Dança do Ventre e por que fizemos da dança a nossa vida".

Quando finalizamos uma apresentação, um solo, devemos ser lembradas pela marca que deixaremos quando pisamos no palco, pelas emoções que causamos nas pessoas que nos assistiram. 



Mas como improvisar com segurança?

Bem, isso é tema de estudo para muitos anos, muito comprometimento com você mesma e com a mestra que você escolher para literalmente guiar seus passos.


Para auxiliar você em sua jornada de aperfeiçoamento vou compartilhar algumas dicas e técnicas que eu utilizei e ainda utilizo, deram muito certo para mim, e creio que darão certo para você também:

- Estudar muito diversos movimentos e sequencias dentro das músicas que mais gostar.

- Estudar a técnica das grandes estrelas nacionais e internacionais, mas como aperfeiçoamento técnico, nunca para copiar ou imitar. 

- Manter o seu estilo próprio é o único caminho do sucesso e do reconhecimento na dança.

- Depois de dançar milhares de vezes as mesmas músicas é fácil ter segurança ao dançar, seja o momento que for, o evento que for. Você estará dominando a arte da leitura musical.

- Ah, mas antes de dominar a arte da leitura você precisará dominar os ritmos, você conhece todos os ritmos básicos e obrigatórios para uma bailarina de Dança do Ventre? Consegue reconhecer exatamente quando acontecem as trocas destes ritmos dentro das músicas? 


- Dance sentindo a música, sendo a música, fluindo a música.


- Após estudar a técnica das grandes Mestras, mesmo que não você não coreografe com estes movimentos, na hora de uma apresentação vão surgir em sua dança movimentos que você nem sabia que já sabia fazer. É serio! Confirme e me conte depois.




Mas se for concurso? Evento?
É claro que existem apresentações que poderíamos dizer que são "comerciais" em que cabe uma coreografia bem ensaiadinha, clarooo, não estou falando que dançar coreografado é errado, só estou defendendo a bandeira da improvisação como forma de dançar com liberdade e tranquilidade, o que consequentemente te trará mais expressão e presença cênica. Mas claro, com técnica sim, depois de estudar tanto sequencias e movimentos chegamos num nível que até mesmo um improviso dirigido pode ser apresentado com um alto nível técnico. 

E aí é que é o salto quântico! Apresentar uma dança com excelência técnica, presença cênica, expressão corporal e facial, leitura musical apurada, elegância, leveza, glamour e ainda emocionar o público.

Quando chegamos neste nível nunca mais passamos por aquela desagradável sensação de "e agora? não sei mais o que fazer... ", pois quando estudamos a maneira correta de improvisar nosso corpo simplesmente dança sozinho ao sabor da música.


Estrelas que emocionam e impressionam:
Para citar nomes de estrelas que dançam com uma técnica incrível e expressam uma grande emoção e prazer ao dançar posso citar: Randa Kamel, Dina e Orit Maftsir.

Gente, eu me arrepio vendo a interpretação destas grandes Mestras, a Orit é a minha predileta!!!

Randa? Sem comentários né gente... Diva!

Bem...quanto a Dina ainda estou em processo de análise...haahahah... admiro muito a técnica dela, mas ainda não posso dizer que sou fã dela.

Massss....também não posso mais dizer que a odeio como eu dizia a alguns anos atras.

Só não suporto de jeito nenhum é ver ela dançando de mini saia!!!

A única coisa boa que eu tiro da terrível experiência é que pelo menos dá para ver bem o movimento das pernas, pés e joelhos dela durante a execução dos movimentos, principalmente os shimmis...rsrsrsr...

Então para resolver de vez esta minha peleia com a Dina eu fiz algo que eu tentava a muito tempo e nunca tinha conseguido: assistir um vídeo inteiro da DINA!!! 

Então,  eu me enchi de coragem, praticamente me amarrei na cadeira, escolhi o vídeo mais curto que eu achei na lista do youtube e cliquei no play...

GENTE!
Quando o vídeo terminou eu fiquei uns segundos assim com uma cara de boba, meu pensamento se dividia em: QUE HORROR ESTA MULHER DE MINI SAIA!!! ... e ... TENHO QUE DAR O BRAÇO A TORCER O SHIMIS DELA SÃO MARAAAA! ... MAS ELA DANÇA DE MINI SAIAAA!?!  ... QUE HORROR! ... MAS ELA ARRASAAA NOS GIROS ...QUE EXPRESSÃO DE PRAZER AO DANÇAR... QUE SENSAÇÃO DE LIBERDADE... MAS ELA DANÇA DE MINI SAIA!?! ... E QUE FIGURINO É ESTE QUE PARECE QUE TEM UMA CALCINHA FIO DENTAL APARECENDO??? ... JESUISSS... visualiza  a situação da pessoa...afeeee... Depois de alguns minutos nesta batalha feroz dentro do meu cérebro eu optei por estudar a técnica da Dina, abstraindo a breguice de alguns figurinos e aquele redondo grande com a bunda na cara do público.


A DINA não é uma das bailarinas mais copiadas à toa ... ela tem um grande talento e dança com uma liberdade em cena que raras bailarinas apresentam de forma genuína.

Não sei se o que as egípcias apresentam é baseado no improviso, mas é consenso geral que as egípcias dançam com sua alma, leem a musica com seu corpo e interpretam os instrumentos com sua emoção, gostando ou não do estilo egípcio da atualidade uma coisa é certa: elas são maravilhosassssss !

Nós aqui no Brasil ainda estamos sobre a forte influência das americanas que são muito adeptas as coreografias pelo modelo de show apresentado, que alias elas fazem muito bem, isso é um fato.


Creio que cada uma de nós entrou no mundo da Dança do Ventre por amor! 

Pela felicidade que esta arte nos proporciona, pelo prazer que sentimos ao dançar aquela música maraaa na sala de casa, na cozinha (Ué?! vcs não dançam na cozinha? eu adórooo, tenho altas inspirações coreográficas na cozinha!  :) 


E porque perdemos esta sensação durante nossa jornada como profissionais?


Porque nos tornamos reféns das aparências? Da opinião das outras? 


Porque nos moldamos ao que a maioria faz? Ou ao que o "mercado" dita?



Muitas quando chegam nesta encruzilhada acabam fazendo o caminho inverso, ou a tão famosa desconstrução.


Eu li muito sobre isso quando iniciei minha jornada de estudos para me tornar professora com a aspiração a me tornar uma profissional de dança e deixar de ser apenas estudante e admiradora desta arte. 

No início eu não compreendi do que se tratava, mas pouco tempo depois eu compreendi perfeitamente.



Improviso ou coreografia?
Meu voto será sempre pelo improviso!
:)




E aí... Improviso ou coreografia???




Obrigado por ter lido este post até o final!




BJsss





Janahina Borges
Oriental Dance











































3 comentários:

  1. Acho que tem momento pra tudo. Estou num momento em que me obrigo a coreografar pq quero enriquecer minha leitura musical e o improviso pode sair legal, mas não tem a mesma qualidade de leitura, elo menos comigo. Mas improvisar é bem mais gostoso, nos deixa mais livres, a expressão fica mais franca e o público agradece.

    ResponderExcluir
  2. Oi kerida, obrigada pelo comentario, acho muito legal esta interação, troca de opiniões e experiências...
    Eu acho tambm que coreografar nos ajuda a mostrar muito mais tecnica, porque aí podemos colocar uma grande variação de passos e movimentos, no improviso tendemos a repetir as vezes alguns movimentos que gostamos mais neh...mas a dança livre e expressiva realmente agrada muito mais o público...é muito legal ver uma bailarina dançando com prazer, contagia o público... minha meta é estudar muito e cda vez mais para ter uma grande variação de movimentos e sequências em meu cérebro, tudoarmazenadinho lá, para que qndo ao dançar eu possa improvisar e ao mesmo tempo mostrar técnica... isso para mim seria a gloria...

    ResponderExcluir
  3. Improviso ou amor pela dança??? Opto pelo amor, a música soa no ouvido, toca na alma e bate forte no coração, resultando em felicidade extrema no corpo. Nao acho que seja improviso desde que seja usado os passos corretos a serem executados. Existe coisa mais lindaaaaa que vc ver a dançarina feliz e leve dançando??!!!! Transmite paz e seguraça pra quem está olhando encantadooo com seus movimentos. Bjaaooo ameeeiii a materia

    ResponderExcluir