segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sapato x Dança do Ventre


Hoje vou falar sobre este tema um tanto quanto delicado, dançar com sapato de salto!

Estudando a dança do ventre clássica para um concurso em abril deste ano descobri que quem introduziu o uso de sapato durante a dança foi a bailarina egípcia "Samia Gamal", que popularizou o uso de sapato durante seus shows.

Hoje em dia no Egito a maioria das bailarinas dança descalça, mas muitas bailarinas dançam de sapato, por exemplo "Asmahan", argentina que arrasaaa e também a belíssima “Nour”.

Nos Emirados Árabes dançar de sapato é uma exigência, eles dizem que é mais bonito ver a bailarina calçada, não mostrando as solas dos pés sujas...rsrsrsrs... é verdade, acho que todas aqui já viram em algum vídeo pelo menos, a bailarina linda... com um figurino deslumbrante... 
Com certeza em algum momento da dança aparece lá o pezão sujo!!! hahahahah... cruel ! é o ó né gente.... Visualizem: Jillina, Ansuya, Saida, Randa Kamel, Dina, Lulu ... tudo de pé incardido!!!afeee e sempre aparece em algum vídeo...sempreee. Mas, a energia que os nossos pés captam ao dançar é maravilhosa!

Bueno, eu que sou curiosa... comprei meu 1° sapatito para dançar!!!




Aqui está ele:





Gurias!!!
vcs tinham que me ver... eu comprei e pedi para embrulhar para presenteee pra mim mesma!!! Kkk...
Parecia criança ganhando brinquedo novo, em casa coloquei meu sapato, escolhi uma música e dei o play!!! Comecei a dançar...

Gente!!!!!
é muito extranho ... muitoooo ... me senti tipo pata choka!!! Kkk...
Me doeu os dedinhos todos, fiquei uns 20 minutos dançando, eu acho, aí não aguentei mais.

Uns dias depois resolvi me filmar para ver como eu ficava, levei os sapatos e um figurino para o meu Studio no dia de aula e antes de começar a dar as  aulas fui dançar com os meus sapatitos.

Me filmei, dancei várias músicas!

Eu lia um Blog de uma bailarina que dançou nos Emirados e ela contou que na hora não dói, a gente se enlouquece dançando, mas depois o cansaço vem...rsrs.... E é VERDADE!!!

Na hora não me senti cansada, até suei de tanto dançar, digo pra vcs é bem dificil! Giros... deslocamento...afff.... Deslocar com um saltão e ainda parecer elegante, ter postura não é mole não... Ser Divástica então? Jesuisss ! Tem que cortar um dobrado pra chegar lá viu...

Depois de dançar com os sapatos dancei sem só para ver a diferença.

Para as bailarinas que não gostam e metem o pau em quem dança, achando que é moleza e que elas não dançam simplesmente porque acham nada a ver.. vou dizer uma coisa: Pensem muito bem antes de falar assim novamente!!!

Dançar com sapatos de salto não é para qualquer uma não amigas... O bicho pega! Tem que ter Catiguria! Kkk... MUitooo treino, muito aperfeiçoamento, horas dançando e pés doidos, mesmo que seja um sapato ou sandália confortável, os pés doem sim.

Deixo aqui o meu videozinho, para auxiliar no estudo de quem assim como eu quer se aventurar e gosta de aprender de tudo...

Quando eu estava dançando me sentia muito esquisita, achei que sairia tudo horrível... não se aproveitaria nadinha mesmo..kkk...

Mas depois que ví o vídeo em casa ví que me saí bem sim, pooooooo, 1° vez neh!!!

E vou dizer: 
Pra fazer shimi é maraaaaa !!!


E pra fazer aquela abaixadinha até o chão sabe... a gente pode ir direto com as duas pernas no mesmo nível que não cai!!! Nem se desequilibra!!! É tudo de bom....  Fiz até um giro pivô!!! te mete... hahahahah.... 




Vídeo 1 - Com sapatos





Vídeo 2 - Sem sapatos



Quem gostou deixa coments aqui viu... quem não gostar não coloca nadaaaa!!! 

rsrsrs...brincadeirinhaaaa....


*Vídeos gravados no ano de 2009




Bom, para encerrar este post, vou deixar aqui alguns links de bailarinas que eu estudei nesta jornada bapho de salto x DV, bailarinas que achei maraaa dançando e arrasando no saltão!!!  

Começando pela Diva: Samya Gamal, uma das minhas musas inspiradoras... Uma dança simples a primeira vista, mas não esqueçam que esta mulher maravilhosa foi quem desbravou e abriu o caminho que nós pisamos hoje...




























Com amor,


Janahina Borges



3 comentários:

  1. Nossa, realmente acredito que o universo sempre conspira a nosso favor... Estava mesmo procurando um texto sobre isso!

    Eu faço aulas há 1 ano e meio e me apresentei 7 vezes descalça. Mudei de escola recentemente e acabei de descobrir que minha próxima apresentação será de sapato... Fiquei lutando internamente! Adorei seu post, me ajudou a ver de outra forma.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também já tentei, até postei um comentário sobre isso também há algum tempo.
    Odiei, apertam muito os dedos e acho desnecessários. Boa postura a gente pode ter sem salto, então pra que estragar a coluna e os joelhos, né?

    ResponderExcluir
  3. BRAVO!!!

    Amei, muito instrutivo o texto e o video...

    Vamos lá... pesquisa e mostra, é isso ai!!!

    Bjus


    LY

    ResponderExcluir